CIA DA NOTÍCIA

Grande atração do kettlebell internacional está no Brasil

João Rosário e o russo Denis Vasilev

João Rosário e o russo Denis Vasilev, considerado a lenda do kettlebell

O hexacampeão mundial de kettlebell sport, o russo Denis Vasilev, já está em solo brasileiro, em Curitiba. Ele chegou na tarde de hoje e foi recepcionado por João Rosário da organização do @wkgpsbrasil.

Na próxima sexta-feira (9/12) Vasilev competirá pela 1° vez no Brasil e você verá essa lenda em ação no World Kettlebell Grand Prix Series – Etapa Brasil – WAKSC. Atletas brasileiros terão a honra de competir no mesmo flight desse multicampeão ou te ele como árbitro da sua prova. E, nos dias seguintes, 10 e 11, ele conduzirá certificação em kettlebell sport para uma turma privilegiada, que já garantiu a inscrição.

Vai ser show ver vocês dando o melhor na plataforma e quebrando recordes no @wkgpsbrasil!

Quem quiser assistir a competição é só aparecer por lá. A entrada é gratuita!

Qualquer dúvida, não hesite em contatar a organização, preferencialmente por whatsapp, para um retorno mais rápido. 😉

⏩O QUE: World Grand Prix Series Brasil 2016

⏩QUANDO: 9 de dezembro de 2016

⏩ONDE: Hotel Nacional INN Curitiba, R. Lourenço Pinto, 458, Centro, Curitiba-PR

⏩INICIO DA COMPETIÇÃO: 13 horas (pontualmente)

⏩CONTATO: whatsapp:Mariana Mariana Cfsm Trinta (41) 99710-9388 e (73) 99827-9091 e (Joao Rosario)

transição foi tema da reunião da Comissão Intergestores Regional

transicao-foi-tema-da-reuniao-do-cir-foto-divulgacao-400x400A Comissão Intergestores Regional (CIR) de Ilhéus e Itabuna promoveu, na última terça-feira (22), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Ilhéus, uma reunião conjunta com os gestores da macrorregião Sul. O objetivo foi tratar da Transição da Gestão Municipal da Saúde, e as orientações foram dadas pela secretária da Saúde de Canavieiras, Roberta Barros, e a secretária da Saúde de Floresta Azul, Domilene Andrade, coordenadoras da CIR Ilhéus e CIR Itabuna, respectivamente.

A reunião contou com a presença do assessor da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Cássio André Garcia, e dos seguintes gestores municipais de Saúde: Roberta Barros (Canavieiras); José Antônio Ocke (Ilhéus); Michele Fernandes (Uruçuca); Renilda Teles (Una) Clicia Nogueira (Arataca) e Moisés Lapido (Mascote); Vanuza Mafra (Santa Cruz da Vitória); Cristina Góes (São José da Vitória); Waldson Souza (Aurelino Leal); Muriel Nascimento (Ibirapitanga); Sônia Maria (Itapé); Domilene Costa (Floresta Azul); Alessandra Borges (Coaraci); Neuza Maria (Almadina).

Segundo Roberta Barros, o mesmo assunto foi abordado no Seminário de Encerramento de Gestão 2016 do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), realizado em Salvador, nos dias 10 e 11 de novembro. “Para os gestores que não puderam participar, preparamos esta apresentação, com os principais esclarecimentos acerca do encerramento das gestões, a exemplo das documentações necessárias a serem fornecidas”, disse a secretária da Saúde de Canavieiras.

Em sua apresentação, Roberta Barros abordou interlocução com os órgãos fiscalizadores. “A Resolução 1311-12, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia disciplina as providências a serem adotadas pelos municípios para a transmissão de cargos de prefeitos municipais e presidentes de Câmara. Nós enfrentamos uma série de percalços e é preciso que estejamos bem assessorados para encarar os desafios”, disse Roberta.

Nesta fase, acrescentou Roberta Barros, “é preciso ressaltar a importância do comprometimento com a causa pública, a necessidade de atenção aos procedimentos legais e a interdependência entre os municípios no Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a secretária da Saúde de Canavieiras, encerrando sua apresentação.

A presidente do COSEMS/BA e secretária municipal de Saúde de Itacaré, Stela Souza destacou a realização do Seminário promovido pelo Conselho. “Sobretudo pela relevância dos temas abordados e a necessidade de que os gestores estejam atentos aos procedimentos de finalização de mandato. Nosso objetivo é orientar e qualificar os gestores e técnicos para que trabalhem em consonância com as leis que regem o SUS. Isso é muito relevante e reflete diretamente na qualidade dos serviços que são ofertados à população”, afirmou.

Almir Melo e Dr. Almeida se encontram para organizar transição de governo

Os prefeitos conversaram sobre a situação presente e futura de Canavieiras

Os prefeitos conversaram sobre a situação atual e futura de Canavieiras

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, recebeu na manhã desta segunda-feira (21), em seu gabinete, o prefeito eleito Dr. Almeida. Neste primeiro encontro após o período eleitoral, eles conversaram sobre questões do município e a transição administrativa, que será iniciada em 1º de dezembro próximo. Ainda participaram da reunião o vereador e Líder do Executivo na Câmara, Jorge Garcia, o secretário da Administração, Antônio Amorim Tolentino, e os assessores do prefeito eleito, Capitão Almeida e o engenheiro agrônomo Renato Almeida.

Ao receber o Dr. Almeida, Almir Melo parabenizou-o pela eleição e colocou todos os membros do Governo da Reconstrução à disposição para que seja realizada a transição dentro dos princípios constitucionais. Almir Melo comunicou ao seu sucessor que o prédio onde funciona a Secretaria Municipal da Agricultura está sendo preparado para receber a equipe que cuidará da transição.

O prefeito eleito, Dr. Almeida, disse que, na transição, as duas equipes deverão trabalhar em sintonia, dentro dos princípios da cordialidade e da transparência. Segundo ele, a campanha ficou para trás e agora é “arregaçar as mangas” para trabalhar pelo engrandecimento de Canavieiras. “Queremos colocar em prática todas as nossas propostas, com a finalidade de melhorar as condições econômica e social de nossa cidade”, assegurou.

Almir Melo informou ao Dr. Almeida que todos os documentos necessários à transição administrativa serão entregues assim que a equipe se instalar. “Temos alguns documentos que serão repassados no dia 1º de dezembro, enquanto outros somente poderão ser liberados ao final da administração, após o fechamento da contas”, explicou.

De maneira sintética, Almir Melo fez um relato sobre a rotina administrativa, sobre a receita e as principais despesas do Município, desde a folha de pagamento de pessoal, investimento e outras de desembolso com custeio. “Pela primeira vez nos últimos quase 40 anos, um prefeito vai assumir o mandato sem contas atrasadas no pagamento de salários, fornecedores, obrigações tributárias e previdenciárias”, ressaltou.

As obras e serviços que estão em execução – com recursos próprios e do Governo Federal – foram detalhadas pelo prefeito Almir Melo, que mostrou a importância para o segmento turístico. Ao se despedir, o Dr. Almeida ressaltou a importância do encontro e se colocou à disposição para trabalhar em conjunto pelos interesses de Canavieiras.

Jaime Bandeira é o novo secretário da Educação

mudanca-na-secretaria-da-educacao-de-canavieiras-foto-wagnevilton-ferreira-1024x1024-400x400O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, designou, na manhã desta sexta-feira (11), Jaime Bandeira Oliveira para responder interinamente pelas funções de Secretário da Educação do Município de Canavieiras. Jaime Bandeira substitui a professora Emília Cristina Augusto dos Santos, que solicitou sua exoneração ao prefeito Almir Melo, agradecendo pela confiança depositada.

Segundo a professora Emília Cristina, o pedido de exoneração do cargo teve como motivo razões de ordem particular e profissionais, que tornavam difícil o desempenho das atividade. Hoje, além das obrigações com o curso de mestrado, a ex-secretária também está realizando outras atividades acadêmicas e intelectuais.

O novo secretário da Educação, Jaime Bandeira Oliveira, é o atual diretor dos Recursos Humanos da Prefeitura de Canavieiras e já desempenhou diversas atividades no Município. Entre os cargos em que já atuou na Prefeitura estão a chefia da Tesouraria, a direção do Hospital Municipal Dr. Régis Pacheco e, interinamente, a Secretaria da Administração.

No ato da posse, o prefeito Almir Melo agradeceu toda a atenção da secretária Emília Augusto, que realizou um brilhante trabalho na modernização da Educação de Canavieiras, e solicitou todo o empenho do novo secretário na nova função. “A mudança não era prevista, mas aceitei as razões da secretária e, com certeza, Jaime Bandeira irá completar todo o trabalho que já vinha sendo realizado na educação canavieirense”, finalizou.

Rotina da Prefeitura de Canavieiras continua no ritmo da normalidade

A praça Maçônica passou por requalificação

A praça Maçônica passou por requalificação

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, assegura que a normalidade na administração pública municipal continuará até o dia 31 de dezembro próximo dentro da rotina. Segundo ele, os compromissos em reconstruir a cidade após 12 anos de abandono, que levou os serviços públicos a uma situação de caos, estão mantidos, com a execução das obras e serviços até o final do governo.

Almir Melo rebate boatos “plantados” por adversários que tentam denegrir sua gestão, com o simples intuito de “espalhar o terror” através da politicagem, o que não condiz com o estado democrático de direito vivido no Brasil. Para o prefeito, a política de “terra arrasada” praticada por 12 anos é coisa do passado e não se coaduna com a realidade de sua gestão.

Ao assumir em janeiro de 2013, o Governo da Reconstrução implantou uma administração moralizadora, em que os serviços públicos funcionam dentre da normalidade. “Desde o início de nossa gestão que promovemos a modernização da administração municipal, com regularizamos das finanças, mantendo os pagamentos de salários e fornecedores em dia”, esclareceu.

Segundo o prefeito, apesar da crescente dificuldade financeira enfrentada pelos municípios brasileiros, as ações administrativas praticadas com base na realidade orçamentária e financeiras fizeram com que Canavieiras não sofresse com o desequilíbrio. “Com base no nosso Plano de Governo, iniciamos a prospecção de recursos e a construção de obras que beneficiaram as áreas social e econômica, sempre respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal”, assegura.

Duas áreas da administração – saúde e educação – foram eleitas como prioritárias, ao ponto de se tornarem referências em nível regional, pela qualidade dos serviços prestados. “O hospital, que encontramos sucateado e fechado passou por constantes reformas, a última em fase de conclusão, com a adaptação da maternidade à Rede Cegonha, do Ministério da Saúde. Os postos de saúde continuam todos funcionando, com médicos e enfermeiros e a distribuição de medicamentos”, diz o prefeito.

Na educação, as escolas estão concluindo o ano letivo dentro da normalidade, com o oferecimento de merenda escolar de qualidade, cujo cardápio é elaborado por nutricionistas. Um dos avanços do setor foi a implantação da Educação Fundamental II no distrito do Poxim e nos povoados de Pimenteiras e Era Nova.

Por ser uma cidade com grande vocação turística, o Governo da Reconstrução implantou equipamentos adequados para fomentar essa importante atividade econômica. Áreas como a agricultura e todo o interior do município receberam melhoria na recuperação de estradas vicinais e até estadual, no sentido de facilitar o escoamento da produção agropecuária.

As obras em andamento estão sendo tocadas e algumas já se encontram em fase de conclusão. Dentre os exemplos estão o píer de atração de lanchas de turismo e que fazem o transporte para Belmonte (localizado no My Lamy), a requalificação da Praça Maçônica, a reforma do aeroporto, em parceria com o Governo do Estado e a reforma das escolas da sede e do interior.

A limpeza urbana é outro exemplo positivo e coleta de lixo continua sendo realizada regularmente em dias e horários marcados, bem como a retirada de vegetação de quintais e restos de materiais de construção, que precisam de agendamento. “Uma das nossas preocupações é manter a cidade livre dos urubus, como era no passado, evitando que algumas pessoas não coloquem o lixo e a vegetação de quintais fora do horário da coleta, o que nem sempre tem se tornado possível”, esclareceu o prefeito Almir Melo.

Jornada Espírita em Canavieiras

O Centro Espírita Caminho e Luz promove nos próximos dias 11 e 12 (sexta-feira e sábado) a 4ª Jornada Espírita, que tem como tema “Família, Filhos, Espiritismo e Evolução”. O evento será realizado no Clube Social Maçônico, da Loja Maçônica União e Caridade, na avenida Coronel Augusto Luiz de Carvalho, 168, centro.

De acordo com a programação, na sexta-feira (11), a Jornada terá início às 19h30min, com o momento de arte e às 20 horas, será proferida a palestra “Amor, a Grande Mensagem da Evolução”, pelo expositor Dilermano Mesquita.

No sábado (12), das 14 às 17 horas, será promovido um seminário com o tema “A evolução espiritual do homem”; às 19 horas, será promovido um momento de arte; e às 20 horas o expositor Patrik Pires apresenta a palestra “Família, Filhos, Espiritismo e Evolução”.

Canavieiras sediou Encontro Baiano da Ordem de Cavalaria

eboc-na-praia-canavieiras-foto-divulgacao1-400x400“Eboc na Praia”. Assim foi denominado o Encontro Baiano da Ordem de Cavalaria (EBOC), realizado em Canavieiras, no período de 28 a 30 de outubro próximo passado, que reuniu cerca de 300 DeMolays e maçons de toda a Bahia. O evento foi promovido pelo Priorado Nobres Cavaleiros da Terra Santa Nº 148 e teve como anfitriã a Loja Maçônica União e Caridade, nº 05, de Canavieiras.

As solenidades de abertura e encerramento foram realizadas no auditório da Secretaria Municipal da Educação, com a palestra “O Poder Transformador Social do Cavaleiro Ontem, Hoje e Amanhã”, dada pelo Presidente do Conselho Consultivo do Priorado, Khalil Augusto Botelho Nogueira. Em seguida, foram realizadas as cerimônias de investidura ao Grau Simbólico do Ébano e Reflexão sobre o Simbólico Grau do Ébano, na Loja Maçônica União e Caridade.

eboc-na-praia-canavieiras-foto-divulgacao-400x400No sábado (29), a programação teve sequência com a Assembleia Geral da Ordem da Cavalaria Baiana para a eleição da sede do Eboc 2018, que será realizado em Amargosa. Em 2017, a cidade de Barreiras sediará o Eboc. Durante todo o dia foram realizadas ações sobre as Sublimes Ordens e oficinas diversas, como “O Poder da Espiritualidade”, por Romário Vasconcelos; e “A Dimensão Musical Enquanto Elemento da Experiência Ritualística; “Kaballah e Cavalaria: Nossos Oficiais Através da Árvore da Vida”; “Ritual de Um Nobre Cavaleiro: Como Deve Ser”; finalizando com um bate-papo com a Comissão Nacional da Ordem da Cavalaria.

A denominação EBOC na Praia, foi dada pela localização litorânea de Canavieiras e dentre os objetivos do encontro estão a promoção de debates sobre a Ordem da Cavalaria, adquirir novos conhecimentos, procurar o desenvolvimento de nossos Priorados e a evolução da Ordem DeMolay. “Além disso, esses eventos são excelentes oportundiades de confraternização entre os irmãos”, ressalta Khalil Botelho.

O EBOC é realizado há alguns anos e a partir de 2012 ganhou ascensão com a implantação das Sublimes Ordens de Cavalaria, que também passou a ser ofertado na programação do Congresso Baiano da Ordem DeMolay (ConBODe). “Pelo número de inscrições, deveremos ultrapassar o número de participantes de todos os encontros anteriores. Acredito que em Canavieiras tenhamos mais de 300 cavaleiros, além de seus familiares”, analisa Khalil.

Dentre as autoridades presentes, Gabriel Almeida Andrade – Ilustre Comendador Cavaleiro do Priorado; Társis Valentim Pinchemel – Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay do Estado da Bahia; Ulysses Cabette Nooblath – Presidente da Comissão Nacional da Ordem de Cavalaria no Brasil e Grande Orador Estadual para a Ordem DeMolay no Estado do Pará; Jáder de Souza Oliveira – Coordenaria Estadual de Cavalaria para o Estado da Bahia e Membro da Comissão Nacional de Cavalaria; Antônio Alves Pimenta Neto – Oficial Executivo da 1ª Oficialaria do Estado da Bahia; Jamerson Vieira Torres – Grande Mestre Estadual Adjunto da Ordem DeMolay do Estado da Bahia; Gustavo Cavalcanti Lamego – Mestre Conselheiro Estadual da Bahia; Felipe dos Anjos Figueiredo Vieira da Silva – Mestre Conselheiro Estadual Adjunto da Bahia; Arenilson Mota Nery – Venerável Mestre da Augusta e Respeitável Loja Maçônica União e Caridade Nº 05; Raimundo Antônio Tedesco – Delegado Distrital da GLEB.

A FÉ EM JESUS CRISTO SALVA; ENTRETANTO, FÉ NÃO É SÓ CRENÇA

É muito conhecida a frase: “Quem tiver fé em Jesus Cristo, está salvo.” Por essa frase se entende que a salvação ou libertação é muito fácil. Mas será que é mesmo assim tão fácil?

Caberia aos líderes religiosos que estudam grego levar aos seus fiéis melhor esclarecimento no entendimento dos textos bíblicos. O de que vamos tratar é um exemplo de que, lamentavelmente, esse esclarecimento não acontece, quando já deveria ter acontecido há muitos séculos.

Os evangelhos foram escritos em grego. E a palavra grega evangélica “pistis”, traduzida por fé no português, significa também fidelidade.

E são Jerônimo, na sua Vulgata Latina, traduziu-a para o latim por “fides”. E “fides” em latim significa também fidelidade, além de fé. Quem tiver fé em Jesus Cristo se salva, às vezes, melhor se diria: Quem tiver fidelidade a Jesus Cristo, se salva. Ora, quem tiver fidelidade a Jesus Cristo, estudando e pondo em prática o seu evangelho, realmente, se liberta ou se salva.

Porém, ser fiel mesmo a Jesus Cristo, na fase atual de nossa evolução humana, não é fácil. Poderíamos dizer que quem é fiel a Ele de fato são as pessoas que são desapegadas em todo o sentido da palavra, o que acontece com aquelas pessoas que até renunciam a si próprias. E eis dois exemplos que nos deixam essa questão bíblica bem clara: “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14: 33); e “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome sua cruz e siga-me.” (Luca 9: 23). A expressão “pegar sua cruz” significa aceitar ou colher o sofrimento do carma ou do mal feito no passado desta encarnação ou de outra. Sim, pois, ninguém consegue escapar da lei evangélica e cósmica de causa e efeito. Se alguém semear o mal, tem que colher o mal. “Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.” (São Mateus 5: 26). O maior Mestre nos ensina nessa passagem que somos nós mesmos é que pagamos os nossos pegados, desde o primeiro até o último.

É verdade que são Paulo nos diz que o sangue de Jesus lava ou anula os nossos pecados, influenciado que ele foi pelos rituais de purificação do judaísmo e outras religiões da Palestina e de outras nações vizinhas dela. Devemos respeitar as ideias paulinas, mas aceitemos a verdade maior do Mestre dos mestres, que tinha até ojeriza para rituais de sacrifícios. “Misericórdia quero e não sacrifícios.” (São Mateus 9: 13). Mas reitero que devemos respeitar o pensamento paulino de sacrifícios, pois ele acreditava na eficácia dos sacrifícios de sangue derramado, que, às vezes, denomino de teologia do sangue. E esse pensamento de Paulo foi levado, inclusive, para os evangelhos, pois as cartas dele foram os primeiros textos escritos do Novo Testamento, cujos autores se basearam muito nesses textos paulinos.

Quem tem mesmo fidelidade a Jesus Cristo, obviamente, acredita de fato no ensino Dele. Assim, nesse caso, a fidelidade a Ele vem até à frente da fé Nele. Pode-se dizer, portanto, que essa fé verdadeira em Jesus Cristo salva mesmo, mas não uma simples fé ou crença Nele. Tal fé seria, pois, igual ou semelhante àquela conhecida de são Tiago: “A fé sem obras é morta” (Tiago: 2: 26). A fé, pois, só no sentido de acreditar não salva mesmo ninguém. Aliás, até o “diabo” crê em Jesus Cristo, e como crê!

PS: “Presença Espírita na Bíblia” com este colunista, na TV Mundo Maior, por parabólica digital e internet.

N O T A

A presente crise brasileira está realmente atingindo as atividades de muitos setores do nosso país. Nós espíritas e simpatizantes do Espiritismo façamos, pois, um esforço extra para ajudarmos a Rádio Boa Nova e a TV Mundo Maior a darem a volta por cima nessa crise que, lamentavelmente, as atinge de cheio.

Precisamos fazer alguma coisa para que esses dois grandes veículos midiáticos possam continuar mantendo no ar a sua programação normal, que é indispensável para a difusão dos postulados espíritas.

Se sabemos que a maior caridade que podemos fazer para com a Doutrina dos Espíritos codificada por Kardec é a sua divulgação, então, está na hora, pois, de nós cumprirmos o nosso dever, fazendo o que pudermos para com essas duas instituições, que representam os maiores veículos do mundo de divulgação da nossa querida Doutrina. Vamos, portanto, agir, a partir de agora, fazendo o que pudermos para salvá-las!

40 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO PELA RESTAURAÇÃO E EDIFICAÇÃO DA FAMÍLIA!

img-20161013-wa0004-400x400No próximo sábado (22), na Igreja Batista Lindinópolis, em Ilhéus, inicia uma grande Campanha de Oração e Jejum em prol das famílias. A Igreja de Joelhos, a Família de Pé. Ao longo desta campanha de oração e jejum, ou seja, de 22 de outubro a 30 de novembro/2016 – 40 dias, os fiéis estarão no templo das 6 às 7 horas, e será a grande oportunidade de clamar a Deus pelas famílias, tais como: relacionamentos destruídos, conflitos entre pais e filhos, esfriamento conjugal, doenças físicas e mentais que abalam estabilidade familiar, e ainda, as crises financeiras, desemprego, desvios de conduta, drogas e tantos outros problemas relacionados à família.
É hora do grande desafio de experimentar em Cristo as vitórias de oração no âmbito familiar, colocando as famílias diante do altar do Senhor.

As forças do mal que se levantam contra a família só poderão ser debeladas com oração,  então é hora de fazer da oração um instrumento para abrir os céus em nossa direção. É importante que as nossas famílias participem desta jornada de oração e no final todos juntos celebrar a vitória. Parafraseando o apóstolo Paulo em Ef 3.14, vamos todos dizer: “Por esta causa me ponho de joelhos perante o Pai”. A família deve ser a nossa realização. Com Cristo e nunca sem Ele, edificaremos lares fortes e vencedores. A Deus toda glória, honra e louvor!

UFSB recebe Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

De segunda (17) até quarta (19), a UFSB irá receber a arte-snct-400x400ro, Itabuna,  em seus três campi: Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. O objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFSB (SNTC-UFSB) é divulgar a ciência, a tecnologia, as humanidades e as artes, em todos os seus aspectos, produzidas no âmbito da UFSB, com ampla participação de estudantes de outras instituições de ensino e da comunidade em geral.

Com o tema “Ciência alimentando o Brasil”, a Semana terá diversas atividades, como Palestras sobre “Homeopatia na Agricultura” e “Engenharia de Processos: alimentos, fármacos, cosméticos, biotecnologia”; Mesas-Redondas sobre “Agroecologia: desenvolvimento científico e socioeconômico na produção de alimentos no sul da Bahia” e “Os oceanos alimentando o Brasil”; Oficinas com os temas: “’Não, eu não estou perdida’: gênero e diversidade em Ciência e Tecnologia” e “Avicultura e II Dia do Ovo na UFSB”; além de Seminários.

Essas são algumas das atividades propostas. Toda a programação pode ser vista no site da UFSB (http://www.ufsb.edu.br/ semana-nacional-de-ciencia-e- tecnologia-2/ ) e as inscrições poderão ser realizadas no credenciamento, às 8 horas, no próprio campus.

Encontro pelas Águas

Dentro da Semana, ocorrerá também o Encontro pelas Águas, que tem por objetivo contribuir para a construção de uma política participativa e descentralizada, envolvendo atores públicos, privados e da sociedade civil organizada para a conservação dos recursos hídricos e o planejamento de paisagens sustentáveis na região de abrangência da UFSB.

O Encontro acontecerá nos dias 18 e 19, a partir das 8:30 com transmissão via webcobferência. Na terça (18), a programação será no campus Jorge Amado, com temas como “Planos Municipais de Saneamento Básico” e “Projeto Caminho das Águas”, e no Campus Paulo Freire, com o tema “ Ciclo da Água e Importância da Água para a Agricultura”. Pela tarde, o Campus Sosígenes Costa (CSC) sediará o evento com o lançamento do Programa de Monitoramento Independente da Cobertura Vegetal do Extremo Sul da Bahia e demais atividades. Na quarta, todas as atividades ocorrerão no CSC.

Workshop e Mesa-Redonda sobre Tecnologias em Saúde

Na quarta-feira (19), será a vez do Workshop “Inovação em Saúde e os desafios da Avaliação de Tecnologias em Saúde”, com a Profª Drª Erika dos Santos Aragão, e Mesa-Redonda sobre “Os desafios da Avaliação de Tecnologias em Saúde no Estado da Bahia”, com Erika Aragão e a Ms Martha Carvalho Pereira Teixeira. As atividades se iniciam às 8:30 no campus Jorge Amado e serão transmitidas via webconferência através do link: http://webconf2.rnp.br/sala04_ cja_ufsb

 

Garotada de Canavieiras ganha presentes no Dia da Criança

Fantasiado, seu Ita faz a alegria da garotada

Fantasiado como palhaço, seu Ita faz a alegria da garotada

As crianças dos bairros Sócrates Resende, Antônio Osório, Birindiba, Jardim Burundanga, dentre outros, de Canavieiras, comemoraram o dia consagrado a eles ganhando presentes, comendo pipocas e bebendo refrigerantes. O evento foi realizado no Poste 10, do bairro Sócrates Resende, pelo aposentado José Américo dos Santos (Seu Ita), que se fantasia de palhaço para distribuir os presentes.

Há 34 anos seu Ita encontrou uma forma de proporcionar a alegria da garotada carente moradora dos bairros da periferia e que, normalmente não receberia essas lembranças no Dia das Crianças. Este ano ele conseguiu adquirir 200 brinquedos, com recursos próprios e o apoio de amigos que contribuem com essa festa.

O evento, segundo seu Ita, foi realizado de maneira simples, mas que cumpre o seu objetivo: Alegrar meninos e meninas da comunidade em que reside. “Foram 14 anos em Ilhéus, onde morei anteriormente, e outros 20 anos aqui em Canavieiras, sempre contando com a boa vontade de pessoas amigas, que fazem questão de ajudar”, disse se Ita.

Para seu Ita, não existe prazer igual ao de ver a alegria da criançada em receber os brinquedos, se fartando com pipocas e bebendo refrigerantes, o que geralmente não faz parte do cotidiano delas. “Eu peço a Deus que não me falte nunca a vontade de proporcionar essa alegria na minha vida. Quando criança nunca pude ter brinquedos, então hoje faço isso pelos que não têm condições”, concluiu Ita.

Colégio Vitória vence Enem e lança projeto de estímulo vocacional

Ações no Colégio Vitória sempre contam com a participação dos pais

Ações no Colégio Vitória sempre contam com a participação dos pais

O Colégio Vitória, em Ilhéus, foi a instituição que, mais uma vez, apresentou o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na região sul da Bahia, conquistando a liderança com 605,38 pontos. Criado em 1998, o Enem é uma avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio e os resultados geram dados que são analisados pelo governo para que seja possível melhorar as políticas públicas de educação, além de servir como um bom boletim de desempenho individual.

O Vitória é o colégio do sul da Bahia que mais venceu o exame desde que o mesmo foi instituído. Para a diretora Ana Carolina Blanes, o resultado é um reconhecimento da qualidade do ensino implementado ao longo dos anos pela instituição, mas, a grande conquista é a possibilidade de inserir os seus alunos na maioria das unidades de ensino superior do país. “Com a nota da prova você pode entrar em universidades federais e ter acesso a bolsas parciais ou integrais em universidades particulares”, destaca a diretora.

Novos projetos

O bom desempenho dos alunos coincide com o lançamento de mais um projeto no Colégio Vitória. O “MoviMENTE” é um projeto anual que envolverá alunos de 8ª série e Curso Médio, com duração de um semestre letivo, atendendo a calendário próprio e perfeitamente adequado às demandas de avaliação e às outras rotinas acadêmicas. “O MoviMENTE propõe estabelecer e consolidar a parceria entre escola, família e estudante, na busca de caminhos e construção do indivíduo feliz, harmônico, empreendedor e colaborativo”, explica a coordenadora Ana Cláudia Yamamoto Hora.

Dentre as iniciativas haverá um Gerenciamento Vocacional, sob a orientação da psicóloga Ana Luize Dunga. O encontro terá dois momentos: GolPLAY com diferentes profissionais em estandes simulando uma atuação com os alunos e, um outro, com aplicação de testes vocacionais com estudantes do 2º e 3º anos. “A escolha profissional é um processo desafiador para a grande maioria das pessoas. Além disso, é na adolescência que a decisão se torna necessária, principalmente em funções de concepções culturais na sociedade em que vivemos”, explica a coordenadora.

Ciência e Tecnologia

Também consta da iniciativa um Projeto de Ciência, Tecnologia e Profissões com a participação dos alunos do 8º ano do Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio. O evento será aberto no próximo dia 28 a partir das 18 horas, prosseguindo dia 29, no turno da manhã, na sede da escola e será aberto ao público. Serão realizadas Feira de Reciclagem e Reutilização, Feira de Energia, Feira do Movimento, Feira Biológica e Feira dos Números.

“A principal finalidade de realizar um projeto de ciência é a quebra dos paradigmas gerados pela educação tradicional, tornando o ensino um trabalho conjunto, onde a participação dos alunos torna todo o meio educacional sustentado pela interação do saber e da prática”, revela Ana Cláudia. “Os alunos, de modo geral, tem demonstrado comportamento que os transportam para longe dos interesses da pesquisa e do desenvolvimento de atitudes”, completa a direta Ana Carolina Blanes.

Taxa do cheque especial aumenta em agosto
 
A taxa média do cheque especial nos bancos em agosto foi de 13,52% ao mês (a.m.), alta de 0,06 ponto percentual em relação ao mês anterior, segundo pesquisa do Procon de São Paulo. A maior alta foi encontrada no Banco do Brasil
 
LEIA MAIS
 
Artista canavieirense se inspira nas belezas naturais de sua terra
Aos 35 anos, quatro dos quais dedicados à arte, Thiago tem despertado a atenção de turistas e nativos pela simplicidade de seus trabalho, com traços e entalhes precisos, retratando animais do bioma Mata Atlântica.
 
LEIA MAIS
Alto Beco do Fuxico festeja seus 30 anos
 
Saudosismo, amizade, cachaça da boa, cerveja bem gelada, mocofato preparado por Danilo, música de todos os gêneros e para atender todos os gostos. Esse foi o combustível que moveu membros da Confraria do Alto Beco do Fuxico, os acadêmicos da Academia de Letras, Artes, Música, Birita, Inutilidades, Quimeras, Utopia e Etc. (Alambique), além de outros frequentadores do Alto Beco do Fuxico.
 
LEIA MAIS