CIA DA NOTÍCIA

Kettebell é indicado no treinamento de pessoas de todas as idades

O esporte vem conquistando muitos praticantes em Canavieiras, por fortalecer o corpo inteiro de forma integrada e dinâmica

Tárcio começou a treinar há 6 meses, perdeu 10 kg e fará sua estreia no torneio

Tárcio começou a treinar há 6 meses, perdeu 10 kg e estreia no torneio

Tendo como cenário o casario do sítio histórico de Canavieiras e o Porto do Rio Pardo, atletas de Salvador, Itabuna e de várias cidades do Sul da Bahia participam do 1º Torneio Brutal de Kettlebell Sport, ao lado do coreto entre a praça Eduardo Campos e a rua Felinto Melo. O evento será realizado no dia 25 de março (sábado), e será o primeiro torneio de kettlebell realizado no interior da Bahia.

Segundo o organizador da competição, João Rosário, as provas em disputa serão realizadas nas modalidades long cycle, snatch e jerk e será uma grande oportunidade para verificar o desempenho dos atletas baianos. “O torneio será uma fase de preparação para os atletas que irão participar, em setembro próximo, em Salvador, da etapa do GP Mundial de Kettlebell da Associação Mundial de Clubes de Kettlebell (WAKSC).

O torneio, promovido por João Rosário, da empresa Brutal Strength and Conditioning, especialista em Kettlebell e uma das maiores referências no Brasil nesse esporte, que alia força e técnica para levantar uma bola de ferro por tempo determinado. Hoje, o kettlebell vem conquistando muitos praticantes em Canavieiras, por fortalecer o corpo inteiro de forma integrada e dinâmica.

Emagrecer de forma saudável – Um exemplo é Tárcio Oliveira, que perdeu 20 quilos em 2016, 10 nos últimos seis meses treinando com kettlebell. Muito treino, dedicação e paixão deste guarda civil municipal canavieirense pelo esporte que conheceu através de Joao Rosário, e que em 25 de março será um dos exemplos de superação dos atletas que disputarão o 1º Torneio Brutal de Kettlebell Sport, em Canavieiras-BA. Confira no vídeo – https://youtu.be/TyJ8ElqtMUQ – o depoimento de Tárcio e venha prestigiar o campeonato competindo ou torcendo pelos atletas da região fortalecendo assim o esporte.

O 1º Torneio Brutal de Kettlebell Sport já conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canavieiras, Óticas São Raphael, Pop Discos/Malu Móveis, Jornal Tabu, Jornal Agora, Costa Sul FM e Açaizeiro.

Quer competir também? Então se apresse. As inscrições para o torneio se encerram no dia 27 de fevereiro. Confira no site www.brutalsc.com todas as informações sobre a inscrição (formulário) e organização do torneio. Mais informações no whatsapp (73) 99827-9091, com João Rosário. A entrada é franca.

Reconhecida como Ponto de Memória, Catrop realiza 4ª Roda de Conversa sobre Tropeirismo

tropeirismoA Organização Não-Governamental Carreiro de Tropa|Catrop – promove, nos dias 17 e 18 de fevereiro, a 4ª Roda de Conversa sobre Tropeirismo. Com o tema “Tropeirismo: Museu, Memória e Patrimônio”, a atividade terá como sede a Casa Memorial Régis Pacheco e vai celebrar os 10 anos de fundação da Catrop, instituição cultural sediada em Vitória da Conquista e dedicada à preservação e valorização do tropeirismo e do patrimônio cultural regional. A ocasião também servirá para celebrar o reconhecimento da entidade como Ponto de Memória do Tropeirismo, outorgado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e pela Organização dos Estados Ibero–americanos (OEI).

No primeiro dia, a partir das 18 horas, serão abertas ao público as exposições “J. Murilo – eu sou um tropeiro das artes” – e a exposição “Humanas idades do sertão”. Em seguida, será proferida a conferência “Museu, Museologia e Convergências”, pelo Prof. Dr. José Cláudio Alves de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia\UFBA, seguido de debate e comentários com o Prof. Me. José Luís Caetano da Silva (UESB), Prof.ª Valquíria Fernandes (Diretora do Museu Regional de Vitória da Conquista) e o público. A noite será encerrada com a apresentação musical do Movimento Violão Clássico, integrado pelos concertistas Paulo Francisco e Rômulo Aurélio e pelos professores Carlos Porto e Geslaney Brito.

No segundo dia, a programação terá início às 14 horas, com a chegada de tropeiros de diversas localidades de Vitória da Conquista e municípios vizinhos. Depois, acontecerá a Roda de Conversa, com lançamento do Museu Virtual do Tropeirismo de Vitória da Conquista, seguida de um café tropeiro. Logo após, será realizado o lançamento de livros e bate-papo com a Prof.ª Dr.ª Isnara Pereira Ivo (UESB), Prof. Dr. José Cláudio Alves de Oliveira (UFBA) e Prof. Me. José Luís Caetano da Silva (UESB). Também haverá a apresentação da peça teatral “Tudo segue o tempo: Memória, Tropeirismo e Poesia”. O encerramento da Roda será com a apresentação dos violinistas, violeiros e contadores de causos Dorinho Chaves, Manno di Sousa, Papalo Monteiro, Walter Lages e Jhesus Oliveira.

O evento é apoiado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia do Ministério da Cultura, através do Programa Pontos de Memória, e pelas Prefeituras Municipais de Vitória da Conquista e Barra do Choça. Conta ainda com a parceria da Casa Memorial Governador Régis Pacheco, da Cia Kagemi e do Núcleo de Estudos de Comunicação, Culturas e Sociedades (NECCSOS/UESB).

Confira a programação:

  + LEIA MAIS »

ENTENDENDO QUE A RESSURREIÇÃO BÍBLICA É A MESMA REENCARNAÇÃO

Até a época de Kardec, entendia-se que a ressurreição bíblica era sempre do corpo, pois não havia ainda um melhor conhecimento da Bíblia. Além disso, era muito forte a crença no dogma dessa ressurreição da carne contida no Credo Niceno-Constantinopolitano, que respeitamos. Mas hoje, como está acontecendo com outros dogmas, que respeitamos também, ele está caindo num esvaziamento. Em várias dioceses, durante as missas, não se diz mais “creio na ressurreição da carne”, isto é, do corpo, mas “creio na ressurreição dos mortos”, o que já é um grande passo no sentido de se reconhecer que a ressurreição é mesmo do espírito como diz a Bíblia, e não do corpo.

Paulo, no capítulo 15: 45 de 1 Coríntios, explica de modo muito claro, que temos dois corpos, um espiritual e um carnal e que ressuscita o corpo espiritual. Mas ele chama a atenção para o fato de que somente depois de que o que é ainda corruptível se tornar incorruptível e se transformando no corpo glorioso da ressurreição (atualmente, Corpo Pancósmico para a Igreja), o que quer dizer que só depois que o espírito tornar-se já purificado. E esse estado de purificação ocorre, quando cada indivíduo tornar-se um verdadeiro discípulo do excelso Mestre e digno, pois, de passar pela porta estreita, símbolo da salvação.

O que Deus e Jesus tinham de fazer para essa nossa salvação já foi feito do melhor modo possível, cabendo a nós, agora, fazermos a nossa parte. Foi por isso que Deus nos criou com inteligência e livre arbítrio, ou seja, para entendermos o evangelho que seu Enviado todo especial veio trazer para nós, evangelho esse que é como se fosse um passaporte para a nossa entrada na parte de alegria e felicidade do mundo espiritual.

Reafirmamos que, realmente, no tempo de Kardec, a ressurreição só era entendida como sendo do corpo com seu respetivo espírito. Mas como ficou claro, segundo a Bíblia, a ressurreição é do espírito com apenas o corpo sutil ou de quintessência (matéria não densa, mas muito tenra). E esse corpo sutil, com o qual o espírito ressuscita, é o que a doutrina espírita chama de períspirito. Popularmente, ele é denominado de aura e corpo astral. Ele foi descoberto, por volta do ano de 250, pelo médium vidente grego do início do cristianismo, Orígenes, que, por ser um grande gênio no conhecimento da Bíblia e da Teologia Cristã daquele tempo, foi cognominado o “Santo Agostinho do Oriente”.

Diante das ideias erradas da ressurreição do corpo, Kardec foi intuído para dizer que ela não existia e que, na verdade, o que existia era a reencarnação, ou seja, é o espírito que ressuscita, enquanto que o corpo simplesmente volta para a terra de onde ele veio (Gênese 3: 19); e como ensina de modo mais completo o Eclesiastes 12: 7: “Ao morrer o homem, seu copo volta à terra que o deu e seu espírito, a Deus que o deu.” E Paulo (1 Coríntios 15: 50), mais uma vez, confirma que junto de Deus não há lugar para a matéria: “Isto afirmo, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção (a carne, a matéria) herdar a incorrupção”, o que confirmamos com Jesus: “A carne para nada aproveita” (João 63: 6).

Há dois tipos de ressurreição. Quando desencarna, o espírito ressuscita no mundo espiritual onde fica aguardando oportunidade de nova reencarnação, ou seja, a ressurreição do espírito na carne!

PS: Una-se à Fundação Espírita André Luiz (FEAL) na campanha contra o aborto e o suicídio: http://amigosdaboanova.com.br/Espiritismo

CANAVIEIRAS RECEBE EM MARÇO O 1º TORNEIO DE KETTLEBELL SPORT

No sábado, dia 25 de março, Canavieiras sediará o primeiro torneio de kettlebell sport do interior da Bahia

Torneio Canavieiras 2-400x400Competirão atletas de Salvador, Itabuna, Ilhéus e será a primeira oportunidade dos canavieirenses mostrarem seu desempenho no esporte disputando as provas long cycle, snatch e jerk. O evento será aberto ao público num dos principais cartões postais da cidade, o porto de Canavieiras e a inscrição dos atletas terá o custo de R$ 25,00. Mais informações no site www.brutalsc.com

Treinos para competição

O torneio é promovido por João Rosário, da empresa Brutal Strenght and Conditioning, especialista em Kettlebell e uma das maiores referências no Brasil nesse esporte, que alia força e técnica para levantar uma bola de ferro por tempo determinado e que vem conquistando muitos praticantes na cidade por fortalecer o corpo inteiro de forma integrada e dinâmica.

Informa, ainda, João Rosário, que esse ano Salvador sediará a etapa do GP Mundial de Kettlebell da Associação Mundial de Clubes de Kettlebell (WAKSC), e ele está preparando atletas de Canavieiras para representar bem a cidade na competição.

Treinamentos com os atletas aos sábados

Treinamentos com os atletas aos sábados, no Sítio Histórico

Torneio de kettlebell

Atletas de Canavieiras que praticam outras modalidades esportivas já estão inserindo o kettlebell na sua preparação física com a supervisão Rosário e também já confirmaram presença no torneio, como a faixa preta de judô e jiu jitsu Joyce Araújo e o surfista Bruno Senna.

Desde o segundo semestre de 2016 é comum ver em alguns pontos da cidade praticantes do esporte, pois muitos preferem treinos ao ar livre, uma vez que o esporte possibilita o transporte do kettlebell para qualquer lugar que escolha treinar. “É uma academia em suas mãos como definem alguns praticantes e isso me dá a liberdade de realizar os treinos e ainda aproveitar as paisagens da cidade, explica Rosário, que iniciou turmas de kettlebell ao ar livre no porto de Canavieiras três vezes por semana.

http://www.brutalsc.com/

<joaorosariobrutal@gmail.com>

Fone/whatsapp (73) 99827-9091

Bahia leva 10 medalhas de ouro em GP Mundial de Kettlebell

O estado, que em 2017 vai sediar a competição, teve presença de destaque

A competicão reuniu atletas de oito estados, além de Chile e Rússia

A competição reuniu atletas de 8 estados, além de Chile e Rússia

Sete atletas de dois times de Salvador – L3 Fun Training e Movimento Funcional Studio – representando a Bahia conquistaram 10 medalhas de ouro no World Kettlebell Grand Prix Series Brasil. O evento, realizado na última sexta-feira (9), em Curitiba, é a 1º competição em nível internacional da Associação Mundial de Clubes de Kettlebell Sport (WAKSC).

Dentre os vencedores, seis medalhas de ouro ficaram para quatro atletas (2 de Santa Catarina, 1 da Bahia e 1 de São Paulo) treinadas pelo baiano João Rosário, um dos organizadores do evento e fundador da empresa Brutal Strenght and Conditioning, empresa que tem a representação oficial da World Kettlebell Grand Prix Series para realizar campeonatos reconhecidos pela WAKSC no Brasil. No encerramento da competição, ele informou que em 2017 a etapa do mundial será realizado em Salvador, no dia 8 de setembro.

Fátima e as filhas faturaram 6 medalhas para a Bahia

Fátima e as filhas faturaram 6 medalhas para a Bahia

Em 2015, a Bahia sediou o primeiro campeonato de Kettlebell e, nesse último ano, os atletas de algumas equipes da capital baiana vêm treinando forte e aprimorando a técnica dos atletas que já possuem medalhas e bons resultados no esporte. Um dos grandes destaques da competição foi Fátima Regina, 56 anos, da equipe da L3, de Salvador, e suas duas filhas, Gabriela e Lara Guimarães.

Fátima começou a treinar para emagrecimento, virou atleta de Kettlebell Sport e apresentou o esporte para as filhas. Juntas, elas conquistaram 6 medalhas, 2 para cada uma, pois disputara duas provas cada. A performance de Fátima nas provas chamou a atenção de todos presentes. Ela que disputou o Snatch com kettlebell de 8 kg, em 5 minutos, marcando 96 repetições e, no Long Cycle com 2 kettlebells de 8 kg, fazendo em 5 minutos 57 repetições.

Recordes

Yuri Menezes recebe a medalha de Denis Vaselev

Yuri Menezes recebe a medalha de Denis Vaselev

O Kettlebell Sport utiliza uma técnica de levantamento de peso que exige força e habilidade com o kettlebell, uma bola de ferro com alça que pode pesar 24 quilos na categoria feminina e 32 kg masculina em campeonatos profissionais. Nos últimos dois anos o esporte cresceu no Brasil e desde 2014, quando os primeiros campeonatos foram organizados, o nível técnico e a performance dos atletas aumentaram.

Um exemplo disso foram os recordes alcançados nessa 1º edição do WKGPSBRASIL. Atletas internacionais importantes competiram no GP como o hexacampeão mundial de Kettlebell Sport, o russo Denis Vasilev e o chileno Rodrigo Cañas, da equipe Pesa Russa, a mais

João Rosário e as atletas Flávia e Nicole

João Rosário e as atletas Flávia e Nicole

importante do país e que sedia também uma etapa do GP, foram homenageados com troféus de reconhecimento pela contribuição ao esporte. Promessas do Kettlebell Sport como o Yuri Menezes, de 9 anos, levantaram o público. Ele competiu no long cycle com 1 kettlebell de 8 kg, marcando 87 repetições. Detalhe, os pais também competiram e os três juntos conquistaram 3 medalhas de ouro e 1 de prata para Florianópolis, Santa Catarina.

O atleta Sandi Martin, do Rio Grande do Sul, fez 74 repetições na prova Long Cycle, com 2 kettlebells de 28kg, atingindo a marca para ser um candidato a master of sports (CMS), título dado a atletas que atingem marcas expressivas em sua categoria. Assim como os paulistas Leonel Ribas, que executou 173 repetições com 28 kg no snatch e Lindolfo Neto, com a marca de 73 repetições na prova jerk com 2 kettlebells de 28 kg.

Denis Vasilev, João Rosário, Rodrigo Canãs e as atletas Nicole e Flávia

Denis Vasilev, João Rosário, Rodrigo Cañas, Nicole e Flávia

Participaram do campeonato 47 atletas de 8 estados brasileiros (PR, SC, SP, BA, RS, RJ, PE, DF), além do Chile e Rússia. O estado do Paraná, que sediou a competição, contou com 12 atletas, e a Bahia com sete, deram uma demostração de que os adeptos do esporte estão levando a sério e dispostos a investir e promover a prática no estado. O campeonato foi uma realização das empresas Brutal Strength and Conditioning, Cross Fit SM30 e teve o patrocínio da Burpes Comfort Fitness.

Grande atração do kettlebell internacional está no Brasil

João Rosário e o russo Denis Vasilev

João Rosário e o russo Denis Vasilev, considerado a lenda do kettlebell

O hexacampeão mundial de kettlebell sport, o russo Denis Vasilev, já está em solo brasileiro, em Curitiba. Ele chegou na tarde de hoje e foi recepcionado por João Rosário da organização do @wkgpsbrasil.

Na próxima sexta-feira (9/12) Vasilev competirá pela 1° vez no Brasil e você verá essa lenda em ação no World Kettlebell Grand Prix Series – Etapa Brasil – WAKSC. Atletas brasileiros terão a honra de competir no mesmo flight desse multicampeão ou te ele como árbitro da sua prova. E, nos dias seguintes, 10 e 11, ele conduzirá certificação em kettlebell sport para uma turma privilegiada, que já garantiu a inscrição.

Vai ser show ver vocês dando o melhor na plataforma e quebrando recordes no @wkgpsbrasil!

Quem quiser assistir a competição é só aparecer por lá. A entrada é gratuita!

Qualquer dúvida, não hesite em contatar a organização, preferencialmente por whatsapp, para um retorno mais rápido. 😉

⏩O QUE: World Grand Prix Series Brasil 2016

⏩QUANDO: 9 de dezembro de 2016

⏩ONDE: Hotel Nacional INN Curitiba, R. Lourenço Pinto, 458, Centro, Curitiba-PR

⏩INICIO DA COMPETIÇÃO: 13 horas (pontualmente)

⏩CONTATO: whatsapp:Mariana Mariana Cfsm Trinta (41) 99710-9388 e (73) 99827-9091 e (Joao Rosario)

transição foi tema da reunião da Comissão Intergestores Regional

transicao-foi-tema-da-reuniao-do-cir-foto-divulgacao-400x400A Comissão Intergestores Regional (CIR) de Ilhéus e Itabuna promoveu, na última terça-feira (22), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Ilhéus, uma reunião conjunta com os gestores da macrorregião Sul. O objetivo foi tratar da Transição da Gestão Municipal da Saúde, e as orientações foram dadas pela secretária da Saúde de Canavieiras, Roberta Barros, e a secretária da Saúde de Floresta Azul, Domilene Andrade, coordenadoras da CIR Ilhéus e CIR Itabuna, respectivamente.

A reunião contou com a presença do assessor da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Cássio André Garcia, e dos seguintes gestores municipais de Saúde: Roberta Barros (Canavieiras); José Antônio Ocke (Ilhéus); Michele Fernandes (Uruçuca); Renilda Teles (Una) Clicia Nogueira (Arataca) e Moisés Lapido (Mascote); Vanuza Mafra (Santa Cruz da Vitória); Cristina Góes (São José da Vitória); Waldson Souza (Aurelino Leal); Muriel Nascimento (Ibirapitanga); Sônia Maria (Itapé); Domilene Costa (Floresta Azul); Alessandra Borges (Coaraci); Neuza Maria (Almadina).

Segundo Roberta Barros, o mesmo assunto foi abordado no Seminário de Encerramento de Gestão 2016 do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA), realizado em Salvador, nos dias 10 e 11 de novembro. “Para os gestores que não puderam participar, preparamos esta apresentação, com os principais esclarecimentos acerca do encerramento das gestões, a exemplo das documentações necessárias a serem fornecidas”, disse a secretária da Saúde de Canavieiras.

Em sua apresentação, Roberta Barros abordou interlocução com os órgãos fiscalizadores. “A Resolução 1311-12, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia disciplina as providências a serem adotadas pelos municípios para a transmissão de cargos de prefeitos municipais e presidentes de Câmara. Nós enfrentamos uma série de percalços e é preciso que estejamos bem assessorados para encarar os desafios”, disse Roberta.

Nesta fase, acrescentou Roberta Barros, “é preciso ressaltar a importância do comprometimento com a causa pública, a necessidade de atenção aos procedimentos legais e a interdependência entre os municípios no Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse a secretária da Saúde de Canavieiras, encerrando sua apresentação.

A presidente do COSEMS/BA e secretária municipal de Saúde de Itacaré, Stela Souza destacou a realização do Seminário promovido pelo Conselho. “Sobretudo pela relevância dos temas abordados e a necessidade de que os gestores estejam atentos aos procedimentos de finalização de mandato. Nosso objetivo é orientar e qualificar os gestores e técnicos para que trabalhem em consonância com as leis que regem o SUS. Isso é muito relevante e reflete diretamente na qualidade dos serviços que são ofertados à população”, afirmou.

Almir Melo e Dr. Almeida se encontram para organizar transição de governo

Os prefeitos conversaram sobre a situação presente e futura de Canavieiras

Os prefeitos conversaram sobre a situação atual e futura de Canavieiras

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, recebeu na manhã desta segunda-feira (21), em seu gabinete, o prefeito eleito Dr. Almeida. Neste primeiro encontro após o período eleitoral, eles conversaram sobre questões do município e a transição administrativa, que será iniciada em 1º de dezembro próximo. Ainda participaram da reunião o vereador e Líder do Executivo na Câmara, Jorge Garcia, o secretário da Administração, Antônio Amorim Tolentino, e os assessores do prefeito eleito, Capitão Almeida e o engenheiro agrônomo Renato Almeida.

Ao receber o Dr. Almeida, Almir Melo parabenizou-o pela eleição e colocou todos os membros do Governo da Reconstrução à disposição para que seja realizada a transição dentro dos princípios constitucionais. Almir Melo comunicou ao seu sucessor que o prédio onde funciona a Secretaria Municipal da Agricultura está sendo preparado para receber a equipe que cuidará da transição.

O prefeito eleito, Dr. Almeida, disse que, na transição, as duas equipes deverão trabalhar em sintonia, dentro dos princípios da cordialidade e da transparência. Segundo ele, a campanha ficou para trás e agora é “arregaçar as mangas” para trabalhar pelo engrandecimento de Canavieiras. “Queremos colocar em prática todas as nossas propostas, com a finalidade de melhorar as condições econômica e social de nossa cidade”, assegurou.

Almir Melo informou ao Dr. Almeida que todos os documentos necessários à transição administrativa serão entregues assim que a equipe se instalar. “Temos alguns documentos que serão repassados no dia 1º de dezembro, enquanto outros somente poderão ser liberados ao final da administração, após o fechamento da contas”, explicou.

De maneira sintética, Almir Melo fez um relato sobre a rotina administrativa, sobre a receita e as principais despesas do Município, desde a folha de pagamento de pessoal, investimento e outras de desembolso com custeio. “Pela primeira vez nos últimos quase 40 anos, um prefeito vai assumir o mandato sem contas atrasadas no pagamento de salários, fornecedores, obrigações tributárias e previdenciárias”, ressaltou.

As obras e serviços que estão em execução – com recursos próprios e do Governo Federal – foram detalhadas pelo prefeito Almir Melo, que mostrou a importância para o segmento turístico. Ao se despedir, o Dr. Almeida ressaltou a importância do encontro e se colocou à disposição para trabalhar em conjunto pelos interesses de Canavieiras.

Jaime Bandeira é o novo secretário da Educação

mudanca-na-secretaria-da-educacao-de-canavieiras-foto-wagnevilton-ferreira-1024x1024-400x400O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, designou, na manhã desta sexta-feira (11), Jaime Bandeira Oliveira para responder interinamente pelas funções de Secretário da Educação do Município de Canavieiras. Jaime Bandeira substitui a professora Emília Cristina Augusto dos Santos, que solicitou sua exoneração ao prefeito Almir Melo, agradecendo pela confiança depositada.

Segundo a professora Emília Cristina, o pedido de exoneração do cargo teve como motivo razões de ordem particular e profissionais, que tornavam difícil o desempenho das atividade. Hoje, além das obrigações com o curso de mestrado, a ex-secretária também está realizando outras atividades acadêmicas e intelectuais.

O novo secretário da Educação, Jaime Bandeira Oliveira, é o atual diretor dos Recursos Humanos da Prefeitura de Canavieiras e já desempenhou diversas atividades no Município. Entre os cargos em que já atuou na Prefeitura estão a chefia da Tesouraria, a direção do Hospital Municipal Dr. Régis Pacheco e, interinamente, a Secretaria da Administração.

No ato da posse, o prefeito Almir Melo agradeceu toda a atenção da secretária Emília Augusto, que realizou um brilhante trabalho na modernização da Educação de Canavieiras, e solicitou todo o empenho do novo secretário na nova função. “A mudança não era prevista, mas aceitei as razões da secretária e, com certeza, Jaime Bandeira irá completar todo o trabalho que já vinha sendo realizado na educação canavieirense”, finalizou.

Rotina da Prefeitura de Canavieiras continua no ritmo da normalidade

A praça Maçônica passou por requalificação

A praça Maçônica passou por requalificação

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, assegura que a normalidade na administração pública municipal continuará até o dia 31 de dezembro próximo dentro da rotina. Segundo ele, os compromissos em reconstruir a cidade após 12 anos de abandono, que levou os serviços públicos a uma situação de caos, estão mantidos, com a execução das obras e serviços até o final do governo.

Almir Melo rebate boatos “plantados” por adversários que tentam denegrir sua gestão, com o simples intuito de “espalhar o terror” através da politicagem, o que não condiz com o estado democrático de direito vivido no Brasil. Para o prefeito, a política de “terra arrasada” praticada por 12 anos é coisa do passado e não se coaduna com a realidade de sua gestão.

Ao assumir em janeiro de 2013, o Governo da Reconstrução implantou uma administração moralizadora, em que os serviços públicos funcionam dentre da normalidade. “Desde o início de nossa gestão que promovemos a modernização da administração municipal, com regularizamos das finanças, mantendo os pagamentos de salários e fornecedores em dia”, esclareceu.

Segundo o prefeito, apesar da crescente dificuldade financeira enfrentada pelos municípios brasileiros, as ações administrativas praticadas com base na realidade orçamentária e financeiras fizeram com que Canavieiras não sofresse com o desequilíbrio. “Com base no nosso Plano de Governo, iniciamos a prospecção de recursos e a construção de obras que beneficiaram as áreas social e econômica, sempre respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal”, assegura.

Duas áreas da administração – saúde e educação – foram eleitas como prioritárias, ao ponto de se tornarem referências em nível regional, pela qualidade dos serviços prestados. “O hospital, que encontramos sucateado e fechado passou por constantes reformas, a última em fase de conclusão, com a adaptação da maternidade à Rede Cegonha, do Ministério da Saúde. Os postos de saúde continuam todos funcionando, com médicos e enfermeiros e a distribuição de medicamentos”, diz o prefeito.

Na educação, as escolas estão concluindo o ano letivo dentro da normalidade, com o oferecimento de merenda escolar de qualidade, cujo cardápio é elaborado por nutricionistas. Um dos avanços do setor foi a implantação da Educação Fundamental II no distrito do Poxim e nos povoados de Pimenteiras e Era Nova.

Por ser uma cidade com grande vocação turística, o Governo da Reconstrução implantou equipamentos adequados para fomentar essa importante atividade econômica. Áreas como a agricultura e todo o interior do município receberam melhoria na recuperação de estradas vicinais e até estadual, no sentido de facilitar o escoamento da produção agropecuária.

As obras em andamento estão sendo tocadas e algumas já se encontram em fase de conclusão. Dentre os exemplos estão o píer de atração de lanchas de turismo e que fazem o transporte para Belmonte (localizado no My Lamy), a requalificação da Praça Maçônica, a reforma do aeroporto, em parceria com o Governo do Estado e a reforma das escolas da sede e do interior.

A limpeza urbana é outro exemplo positivo e coleta de lixo continua sendo realizada regularmente em dias e horários marcados, bem como a retirada de vegetação de quintais e restos de materiais de construção, que precisam de agendamento. “Uma das nossas preocupações é manter a cidade livre dos urubus, como era no passado, evitando que algumas pessoas não coloquem o lixo e a vegetação de quintais fora do horário da coleta, o que nem sempre tem se tornado possível”, esclareceu o prefeito Almir Melo.

Jornada Espírita em Canavieiras

O Centro Espírita Caminho e Luz promove nos próximos dias 11 e 12 (sexta-feira e sábado) a 4ª Jornada Espírita, que tem como tema “Família, Filhos, Espiritismo e Evolução”. O evento será realizado no Clube Social Maçônico, da Loja Maçônica União e Caridade, na avenida Coronel Augusto Luiz de Carvalho, 168, centro.

De acordo com a programação, na sexta-feira (11), a Jornada terá início às 19h30min, com o momento de arte e às 20 horas, será proferida a palestra “Amor, a Grande Mensagem da Evolução”, pelo expositor Dilermano Mesquita.

No sábado (12), das 14 às 17 horas, será promovido um seminário com o tema “A evolução espiritual do homem”; às 19 horas, será promovido um momento de arte; e às 20 horas o expositor Patrik Pires apresenta a palestra “Família, Filhos, Espiritismo e Evolução”.

Canavieiras sediou Encontro Baiano da Ordem de Cavalaria

eboc-na-praia-canavieiras-foto-divulgacao1-400x400“Eboc na Praia”. Assim foi denominado o Encontro Baiano da Ordem de Cavalaria (EBOC), realizado em Canavieiras, no período de 28 a 30 de outubro próximo passado, que reuniu cerca de 300 DeMolays e maçons de toda a Bahia. O evento foi promovido pelo Priorado Nobres Cavaleiros da Terra Santa Nº 148 e teve como anfitriã a Loja Maçônica União e Caridade, nº 05, de Canavieiras.

As solenidades de abertura e encerramento foram realizadas no auditório da Secretaria Municipal da Educação, com a palestra “O Poder Transformador Social do Cavaleiro Ontem, Hoje e Amanhã”, dada pelo Presidente do Conselho Consultivo do Priorado, Khalil Augusto Botelho Nogueira. Em seguida, foram realizadas as cerimônias de investidura ao Grau Simbólico do Ébano e Reflexão sobre o Simbólico Grau do Ébano, na Loja Maçônica União e Caridade.

eboc-na-praia-canavieiras-foto-divulgacao-400x400No sábado (29), a programação teve sequência com a Assembleia Geral da Ordem da Cavalaria Baiana para a eleição da sede do Eboc 2018, que será realizado em Amargosa. Em 2017, a cidade de Barreiras sediará o Eboc. Durante todo o dia foram realizadas ações sobre as Sublimes Ordens e oficinas diversas, como “O Poder da Espiritualidade”, por Romário Vasconcelos; e “A Dimensão Musical Enquanto Elemento da Experiência Ritualística; “Kaballah e Cavalaria: Nossos Oficiais Através da Árvore da Vida”; “Ritual de Um Nobre Cavaleiro: Como Deve Ser”; finalizando com um bate-papo com a Comissão Nacional da Ordem da Cavalaria.

A denominação EBOC na Praia, foi dada pela localização litorânea de Canavieiras e dentre os objetivos do encontro estão a promoção de debates sobre a Ordem da Cavalaria, adquirir novos conhecimentos, procurar o desenvolvimento de nossos Priorados e a evolução da Ordem DeMolay. “Além disso, esses eventos são excelentes oportundiades de confraternização entre os irmãos”, ressalta Khalil Botelho.

O EBOC é realizado há alguns anos e a partir de 2012 ganhou ascensão com a implantação das Sublimes Ordens de Cavalaria, que também passou a ser ofertado na programação do Congresso Baiano da Ordem DeMolay (ConBODe). “Pelo número de inscrições, deveremos ultrapassar o número de participantes de todos os encontros anteriores. Acredito que em Canavieiras tenhamos mais de 300 cavaleiros, além de seus familiares”, analisa Khalil.

Dentre as autoridades presentes, Gabriel Almeida Andrade – Ilustre Comendador Cavaleiro do Priorado; Társis Valentim Pinchemel – Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay do Estado da Bahia; Ulysses Cabette Nooblath – Presidente da Comissão Nacional da Ordem de Cavalaria no Brasil e Grande Orador Estadual para a Ordem DeMolay no Estado do Pará; Jáder de Souza Oliveira – Coordenaria Estadual de Cavalaria para o Estado da Bahia e Membro da Comissão Nacional de Cavalaria; Antônio Alves Pimenta Neto – Oficial Executivo da 1ª Oficialaria do Estado da Bahia; Jamerson Vieira Torres – Grande Mestre Estadual Adjunto da Ordem DeMolay do Estado da Bahia; Gustavo Cavalcanti Lamego – Mestre Conselheiro Estadual da Bahia; Felipe dos Anjos Figueiredo Vieira da Silva – Mestre Conselheiro Estadual Adjunto da Bahia; Arenilson Mota Nery – Venerável Mestre da Augusta e Respeitável Loja Maçônica União e Caridade Nº 05; Raimundo Antônio Tedesco – Delegado Distrital da GLEB.

Taxa do cheque especial aumenta em agosto
 
A taxa média do cheque especial nos bancos em agosto foi de 13,52% ao mês (a.m.), alta de 0,06 ponto percentual em relação ao mês anterior, segundo pesquisa do Procon de São Paulo. A maior alta foi encontrada no Banco do Brasil
 
LEIA MAIS
 
Artista canavieirense se inspira nas belezas naturais de sua terra
Aos 35 anos, quatro dos quais dedicados à arte, Thiago tem despertado a atenção de turistas e nativos pela simplicidade de seus trabalho, com traços e entalhes precisos, retratando animais do bioma Mata Atlântica.
 
LEIA MAIS
Alto Beco do Fuxico festeja seus 30 anos
 
Saudosismo, amizade, cachaça da boa, cerveja bem gelada, mocofato preparado por Danilo, música de todos os gêneros e para atender todos os gostos. Esse foi o combustível que moveu membros da Confraria do Alto Beco do Fuxico, os acadêmicos da Academia de Letras, Artes, Música, Birita, Inutilidades, Quimeras, Utopia e Etc. (Alambique), além de outros frequentadores do Alto Beco do Fuxico.
 
LEIA MAIS